Apesar de rumores de novos cortes de R$ 8 milhões nas obras da duplicação da Travessia Urbana de Santa Maria, o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) diz que essa redução nas verbas havia ocorrido no início do ano, mas foi compensada depois com a ampliação de outros R$ 14 milhões para serem gastos em 2020.
Governador cedeu ao perceber que setor econômico estava no limite
Com isso, até o final de agosto, o Dnit deve gastar os R$ 37 milhões previstos no Orçamento e, depois, contará com as verbas sinalizadas pelo governo federal para evitar que a obra pare. Apesar de ainda não haver confirmação de quanto virá, a expectativa é que Brasília libere, nos próximos meses, parte ou a totalidade dos R$ 25 milhões pedidos para seguir com a obra de setembro a dezembro. Em anos anteriores, houve o mesmo temor de falta de dinheiro, mas o governo sempre remanejou verbas e nunca deixou a Travessia parar.
É verdade que o trabalho é mais lento do que o previsto e do que o esperado pela comunidade, já que a previsão inicial era concluir a duplicação dos 14,5 km em três anos, até dezembro de 2017. A previsão atual é acabar a obra até metade de 2021, mas isso dependerá da liberação de recursos.